Arquivo

A preocupação em arquivar documentos, fotografias, materiais de divulgação e fitas de áudio e vídeo sempre acompanhou a história do Lume.

A preocupação em arquivar documentos, fotografias, materiais de divulgação e fitas de áudio e vídeo sempre acompanhou a história do Lume. Sua Sede data de 1994 (ainda que a casa que a recebe seja da década de 1950) mas, nos 8 primeiros anos de sua existência, mesmo sem um espaço físico determinado, suas primeiras caixas com documentos eram guardadas nas casas dos atores-pesquisadores e, durante um período, em um pequeno cômodo que ficava no andar superior de um restaurante. Em 2012, o hábito de arquivar se tornou projeto e, sob a coordenação de Raquel Scotti Hirson e com a criação e execução de Regina F. P. Lucas, Laura Françoso e Vivian Helena Silva, o arquivo do Lume começou a ser organizado. Após seis anos em organização, foi possível vislumbrar a possibilidade de ampliarmos os horizontes e idealizar este arquivo on-line.

Este arquivo não é um espelho do arquivo físico do Lume. Ele é, senão, uma possibilidade das pessoas que se interessam por teatro e pela trajetória longeva de um grupo, verificarem como se dão as mudanças nas pesquisas, nos espetáculos e nos próprios atores ao longo do tempo. Sendo assim, o objetivo é mostrar os processos de construção dessa história, seja em um panorama mais geral do Lume, seja na construção de um projeto específico que, em nosso caso, se conecta à criação de espetáculos cênicos, demonstrações técnicas, intercâmbios e projetos pedagógicos.

Este site, assim como o arquivo físico, será uma construção ao longo de anos, portanto, os pesquisadores e interessados terão oportunidade de encontrar novos documentos a cada visita. Até o momento é possível encontrar uma mostra dos 33 anos de história do Lume, através do material divulgado em jornais e em folders, flyers, livretos, programas e cartazes. Há também alguns documentos, fotografias, vídeos e, em breve, áudios. Os visitantes do site terão acesso, por enquanto, a dois pilares de sustentação do Lume: o pilar de pesquisa e o pilar de ações artístico-pedagógicas.


O pilar de pesquisa é subdividido em 3 eixos, sendo o primeiro o das pesquisas de cenário artístico, que inclui:

Eixo 1) Processos de experimentação, criação e concepção de espetáculos sem a presença de espectadores; pesquisas de campo e pesquisas de procedimentos técnicos que objetivam uma intensificação do corpo do atuador com vistas à construção de efeitos de presença e criação de espetáculos.

Eixo 2) Pesquisas de cenário formativo, que visam sistematizar os procedimentos e práticas geradas nas experiências de cenários artísticos com vistas à sua disseminação otimizada para a comunidade artística e acadêmica. Busca gerar procedimentos para cursos de curta e longa duração além de promover a construção de demonstrações práticas de trabalho para dissecar os possíveis processos de criação do atuador.

Eixo 3) Pesquisas teórico conceituais relativas aos cenários artísticos e formativos.


No segundo Pilar estão as ações artístico-pedagógicas, divididas em 12 eixos:

Eixo 1) Apresentação de espetáculos artísticos

Eixo 2) Apresentação de demonstrações técnicas e desmontagens

Eixo 3) Projetos especiais

Eixo 4) Direções artísticas

Eixo 5) Participação em eventos com cursos de curta duração, assessorias e orientações artísticas

Eixo 6) Participação em eventos universitários, Congressos palestras, mesas

Eixo 7) Organização de eventos, parcerias

Eixo 8) Publicações

Eixo 9) Lume Geral

Eixo 10) Docência e Orientações

Eixo 11) Eventos Múltiplos

Eixo 12) Artistas e Grupos parceiros


Esses 12 eixos são resultantes diretos das pesquisas prático-artísticas do núcleo e se retroalimentam. Cabe ressaltar a importância acadêmica híbrida entre pesquisa/extensão, principalmente no que se refere às apresentações artísticas. Se por um lado cada apresentação espetacular é uma oportunidade singular de experimentação e de re-potencialização das pesquisas com o corpo em presença cênica, por outro lado, elas funcionam como potente ferramenta de extensão, já que os resultados de pesquisa são mostrados como elemento cultural que extrapola o âmbito estritamente acadêmico e encontra fruição na sociedade. Neste pilar encontram-se todos os tipos de publicação dessas obras: dos primeiros ensaios abertos, passando por apresentações de estreia e chegando àquelas feitas após anos de carreira do espetáculo. Encontram-se, ainda, situações ligadas à apresentação das obras, como debates e entrevistas.


Dentro desses 2 pilares e 15 eixos encontram-se os projetos, que são as linhas de pesquisa, os espetáculos, os cursos de curta duração, as demonstrações técnicas, os eventos organizados pelo Lume, as parcerias, as publicações, etc.

Proac
Unicamp
Cocen
Lume

Realização

Gov. SP Cultura

LUME Teatro - UNICAMP.

Rua Carlos Diniz leitão, 150
Vila Santa Isabel - Campinas, SP.
Tel.: 3289.9869 / 3289.3135.
arquivo@lumeteatro.com.br

© 2019. Lume Teatro. Todos os direitos reservados.