Sobre o arquivo

A preocupação em arquivar documentos, fotografias, materiais de divulgação e fitas de áudio e vídeo sempre acompanhou a história do Lume.

A preocupação em arquivar documentos, fotografias, materiais de divulgação e fitas de áudio e vídeo sempre acompanhou a história do Lume. Sua Sede data de 1994 (ainda que a casa que a recebe seja da década de 1950) mas, nos 8 primeiros anos de sua existência, mesmo sem um espaço físico determinado, suas primeiras caixas com documentos eram guardadas nas casas dos atores-pesquisadores e, durante um período, em um pequeno cômodo que ficava no andar superior de um restaurante. Em 2012, o hábito de arquivar se tornou projeto e, sob a coordenação de Raquel Scotti Hirson e com a criação e execução de Regina F. P. Lucas, Laura Françoso e Vivian Helena Silva, o arquivo do Lume começou a ser organizado. Após seis anos em organização, foi possível vislumbrar a possibilidade de ampliarmos os horizontes e idealizar este arquivo on-line.

Este arquivo não é um espelho do arquivo físico do Lume. Ele é, senão, uma possibilidade das pessoas que se interessam por teatro e pela trajetória longeva de um grupo, verificarem como se dão as mudanças nas pesquisas, nos espetáculos e nos próprios atores ao longo do tempo. Sendo assim, o objetivo é mostrar os processos de construção dessa história, seja em um panorama mais geral do Lume, seja na construção de um projeto específico que, em nosso caso, se conecta à criação de espetáculos cênicos, demonstrações técnicas, intercâmbios e projetos pedagógicos.

Este site, assim como o arquivo físico, será uma construção ao longo de anos, portanto, os pesquisadores e interessados terão oportunidade de encontrar novos documentos a cada visita. Até o momento é possível encontrar uma mostra dos 34 anos de história do Lume, através do material divulgado em jornais e em folders, flyers, livretos, programas e cartazes. Há também alguns documentos, fotografias, vídeos e, em breve, áudios. \nOs visitantes do site terão acesso, por enquanto, a dois pilares de sustentação do Lume: o pilar de pesquisa e o pilar de ações artístico-pedagógicas.


O pilar de pesquisa é subdividido em 3 eixos, sendo o primeiro o das pesquisas de cenário artístico, que inclui:

Eixo 1) Processos de experimentação, criação e concepção de espetáculos sem a presença de espectadores; pesquisas de campo e pesquisas de procedimentos técnicos que objetivam uma intensificação do corpo do atuador com vistas à construção de efeitos de presença e criação de espetáculos.

Eixo 2) Pesquisas de cenário formativo, que visam sistematizar os procedimentos e práticas geradas nas experiências de cenários artísticos com vistas à sua disseminação otimizada para a comunidade artística e acadêmica. Busca gerar procedimentos para cursos de curta e longa duração além de promover a construção de demonstrações práticas de trabalho para dissecar os possíveis processos de criação do atuador.

Eixo 3) Pesquisas teórico conceituais relativas aos cenários artísticos e formativos.


No segundo Pilar estão as ações artístico-pedagógicas, divididas em 12 eixos:

Eixo 1) Apresentação de espetáculos artísticos

Eixo 2) Apresentação de demonstrações técnicas e desmontagens

Eixo 3) Projetos especiais

Eixo 4) Direções artísticas

Eixo 5) Participação em eventos com cursos de curta duração, assessorias e orientações artísticas

Eixo 6) Participação em eventos universitários, Congressos palestras, mesas

Eixo 7) Organização de eventos, parcerias

Eixo 8) Publicações

Eixo 9) Lume Geral

Eixo 10) Docência e Orientações

Eixo 11) Eventos Múltiplos

Eixo 12) Artistas e Grupos parceiros


Esses 12 eixos são resultantes diretos das pesquisas prático-artísticas do núcleo e se retroalimentam. Cabe ressaltar a importância acadêmica híbrida entre pesquisa/extensão, principalmente no que se refere às apresentações artísticas. Se por um lado cada apresentação espetacular é uma oportunidade singular de experimentação e de re-potencialização das pesquisas com o corpo em presença cênica, por outro lado, elas funcionam como potente ferramenta de extensão, já que os resultados de pesquisa são mostrados como elemento cultural que extrapola o âmbito estritamente acadêmico e encontra fruição na sociedade. Neste pilar encontram-se todos os tipos de publicação dessas obras: dos primeiros ensaios abertos, passando por apresentações de estreia e chegando àquelas feitas após anos de carreira do espetáculo. Encontram-se, ainda, situações ligadas à apresentação das obras, como debates e entrevistas.


Dentro desses 2 pilares e 15 eixos encontram-se os projetos, que são as linhas de pesquisa, os espetáculos, os cursos de curta duração, as demonstrações técnicas, os eventos organizados pelo Lume, as parcerias, as publicações, etc.\n